segunda-feira, 26 de novembro de 2007

"TREINADORES DE BANCADA"



Regra geral, esta é a imagem que temos daqueles indivíduos que não pescam patavina acerca de assunto algum, mas deliciam-se e julgam-se até exuberantes pelo facto de darem palpites e chamarem a si as atenções, ainda que estas nem sempre revertam em seu proveito, o ego centrista veste então a pele de “treinador” e passa-se completamente, como se os seus apelos ou insultos penetrassem na carapaça dos que têm o privilégio de viver e decidir o momento.

No desporto, especialmente no Futebol, gritam, passa a bola, desmarca-te, passa a bola cabrão e se o arbitro desliza, ameaçam-no, “estás fod……, porco, tas comprado, no fim vais ver” saltam, injuriam os árbitros, jogadores e adeptos, e no fim da partida usam expressões como: “ganhámos, perdemos, fomos roubados”, quando afinal, apenas se cansaram com os saltos e a gritaria que fizeram.

Na Politica, passa-se exactamente a mesma coisa, não pertencem a nenhum partido ou coligação, não exercem sequer o direito ao voto, não distinguem Anarquia ou Democracia, Liberdade e Repressão, em linguagem corrente, “não vêm um boi”, mas pronto; … gritam, … “ladrões, gatunos”, e aparecem em tudo o que é televisão, tudo o que é greve, deles e de outros, o que interessa é gritar, e quando mete bófia?… melhor.

Adoram quando chegam as estações de televisão, empurram-se, esbracejam, querem passar à frente e fazem adeus à família, e para quê? Para nada…
Porque quando são entrevistados e lhes é perguntado, acerca do sucedido, qual é a sua opinião? …viu o que se passou?....não dizem nada, … limitam-se a rir com a cremalheira toda podre, tapando-a, conscientes do bafo a tinto de 2ª, ao mesmo tempo que ajeitam a boina que entretanto deixou mostrar a careca.


Em vez de responder e aproveitar a oportunidade única, de mostrar ao Pais e quem sabe ao Mundo, a sua indignação perante os factos, promover a sabedoria popular, e porque não, propor um projecto milagroso com vistas à cura daquele e de outros males, não senhor… nada disso e muito pelo contrário, viram as costas ao repórter (ainda a segurar a boina) e continuam a gritar frases ricas em vocabulário adjectival, corruptos, assassinos, filhos da pu…etc…

O Português é um povo sábio, que gosta de se manifestar e de dar dicas, e se estas vozes repletas de sapiência popular fossem ouvidas, estaríamos seguramente no topo da economia Mundial e a Taça do Mundial de Futebol era da selecção Portuguesa há décadas consecutivas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vou tentar explicar o que é p mim o futebol... P mim o futebol é nada mais nada menos que as pernocas lindas do Figo (pernas e tudo e tudo e tudo), aquela carinha e boquinha linda do Rui Costa, o corpo maravilhoso do, bem daquele preto com cabelo loiro q joga agora no LA galaxy, as costas orgásmicas do Oceano, aquele corpo fantástico do Cristiano Ronaldo mas com o um saco na cabeça pq o gajo é feio, tudo e tudo e tudo do Miguel Veloso, a carinha de bebé do Dany e a brutalidade e as cambalhotas daquele jogador q jogava no Porto e na seleção...pronto, p mim i futebol é isso, adoro ver não percebo nada só sei o que é um golo e um penalty e qd se mostra um cartão vermelhão vão pá rua lolol

MIM disse...

filha bla bla bla da coragem, digamos que para si o futebol está como a culinária está para mim, apenas saboreio.

Anónimo disse...

a diferença mim é k vc saboreia com a boca e ela apenas com as bistas ahahahahhahah