quinta-feira, 20 de dezembro de 2007



STOP ÁS DIETAS

Quem poderá negar que quando se fala de Natal, a nossa imaginação se volta de imediato para certas iguarias e imaginamos uma mesa bem recheada de tudo o que é bom, principalmente os doces.
Caseiros ou não, um doce é sempre um doce e um bombom é sempre um bombom e já que passamos um ano de privação, agora é que é de aproveitar e toca a tirar a barriga de misérias.
Apesar de dar-mos o devido valor e apreciarmos o doce caseiro, sempre confeccionados com verdadeira dedicação e carinho, por vezes sentimo-nos tentados a procurar pastelarias ou padarias alheias.
Porque será? Estaremos enjoados da massa? Será a culpa do forno, porque coitado depois de tantos Natais já não é o que era e já não aquece com tanta facilidade como outrora?
Ou porque por vezes quando a massa ganha volume é precisamente quando lhe falta o gás?
Outras vezes há em que até já cheira a queimado, mas o interior continua cru.
Pois é, pois é…. e depois, um belo dia passamos por uma montra e vemos aqueles bolos cheios de creme todos enfeitados com uma apresentação magnifica que até nos põe a salivar, daqueles que só se devem comer de garfo e faca, mas que a gula é tanta que imaginamos logo come-los de qualquer maneira e ainda lambemos os dedos.
Pois, pensamento errado caros leitores, isso nunca se deve fazer pelo seguinte:
Depois de tirarmos a cobertura, a maior parte da sua graciosidade, corantes e encanto foi-se.
Não fazemos ideia como conseguiram todo aquele aspecto exuberante e lustroso e com esta coisa dos fermentos, todo o cuidado é pouco e corremos o risco de com a primeira dentada aquilo se desfazer na boca e nas mãos e ninguém devolve o guito.
Acima de tudo, desconhecemos a verdadeira data de fabrico e empacotamento, bem como o prazo de validade.
Desconhecemos igualmente o forno e mais concretamente que cuidados há entre cada fornada, a preocupação com a limpeza/remoção de resíduos deverá ser uma constante, e se há ou não selecção nos matérias de combustão, porque não se pode pensar simplesmente “desde que faça calor serve”.
Mas em ultimo caso, nada como perguntar a um amigo, desses que comem mais doces fora que em casa, se conhece aquela Padaria em concreto, e caso conheça questionem se vale a pena o risco.
Caso o Pasteleiro esteja presente e reivindique ser sua a responsabilidade e garantia da qualidade do produto, tornará tudo mais simples e em caso de gato por lebre recorreremos a ele, podendo requerer o reembolso ou poder-se-á solicitar o livro de reclamações.
Com o avançado da idade e devido a problemas de saúde, e ainda pelo facto de ter falta de alguns dentes, raramente como doces.
Os que como são caseiros e embora me custe a espera, visto ser apenas na época natalícia que me sacio, sinto-me compensado.
Se alguma vez for convidado a banquetear-me um bolinho desses cheio de creme, prefiro engolir a saliva, contar até dez, e com ar (possivelmente pouco convincente) responderei, não posso, tenho Diabetes…hehehehehehe.

Bom Natal e cuidado com as guloseimas, mal por mal, uma bebedeira.

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu cá não sou mto de doces, confesso...mas n resisto a um bom salgado de preferência fora de casa, tem outro sabor hahahahah...eu cá gosto sempre de experimentar pastelarias novas se n gostar do forno n volto a lá comer hahahaha... mas há croquettes que por mais q coma n me farto, quem diz croquettes diz folhados de salsicha...básicamente tem q ser fálico ... gosto de comer coisas fálicas feitas em bons fornos hahahahha... qt aos corantes e conservantes, sei que os há mas ainda n comi nada que tivesse demasiado fermento ou demasiados adictivos até pq eu gosto mto de comer coisas pequenas p n ficar com a boca cheia (gargalhada)...
Excelente texto, diga se de passagem e já agora aproveito p lhe desejar tudo aquilo q se deseja nesta altura...feliz natal blá blá blá...

MIM disse...

filha blá blá blá da coragem, agradeço a sua visita mais uma vez ao meu humilde blogg e ainda bem que gostou do texto.
Desejo-lhe igualmente um feliz natal e cuidado com os excessos.

Coragem disse...

Olá MIM, uma vez mais me encontro neste seu canto recheado ainda de poucos mas optimos textos, lamento discordar um pouco deste seu ultimo post...Nada de parar com as dietas. Ainda por cima com um certo incentivo à padaria alheia...Onde éke isto já se viu.
Um docinho caseiro ainda é dos unicos que vou comendo, mas...kem sabe se ao ler este seu post me entusiasmo e faço uma visitinha a uma kualker pastelaria e me delicio com um bombom irresistivel...kem sabe eheheheheh
Beijo e Feliz Natal
Filhota sua GULOSAAAAAAAAAAAAAAAAA

Anónimo disse...

Fogo Mãe que culpa tenho eu de ter tanta fome e gostar tanto mas tanto mas tanto de andar a provar comidinhas aqui e ali...nasci assim Mãe lololol

Anónimo disse...

Bom ano MIM :-)